LAUDO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO: O QUE É E PARA QUE SERVE?
LAUDO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO: O QUE É E PARA QUE SERVE?
O Laudo Geológico-Geotécnico é um estudo solicitado pelos órgãos ambientais no contexto do licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários – que podem ser loteamentos e edificações residenciais, industriais ou comerciais. No estado do Paraná, a legislação vigente para este estudo é a Resolução SEDEST 050/2022 e, mais especificamente, seu Anexo IV.
O principal objetivo do Laudo Geológico-Geotécnico é identificar as características geológicas, geotécnicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrogeológicas da área de interesse. Por meio de vistoria técnica, campanha de sondagens e levantamento topográfico de detalhe, é possível identificar os tipos de solo, a espessura de cada camada, a profundidade do nível da água subterrânea e do topo rochoso, a ocorrência de corpos hídricos superficiais, a declividade do terreno, a suscetibilidade à erosão e a estabilidade da área.
Para terrenos em que não há rede coletora de efluentes domésticos, recomenda-se ainda a execução de testes de infiltração para avaliação da permeabilidade do solo. Vale relembrar que a quantidade de testes, assim como a quantidade de sondagens, varia conforme o tamanho do terreno em avaliação.
Aliando estes dados de campo a referências bibliográficas e históricas, é possível chegar a um parecer conclusivo acerca da utilização da área para a finalidade proposta. Um Laudo Geológico-Geotécnico bem elaborado permite uma implantação adequada de projetos estruturais, sistemas de drenagem, lagoas de tratamento de efluentes e demais obras, diminuindo o risco de erosão do terreno, problemas estruturais e contaminação do solo e água subterrânea.
Converse diretamente com a geóloga para esclarecer suas dúvidas e solicitar um orçamento.